Jardim Botânico do Recife, um passeio inesquecível

O Recife conta com um espaço ambiental que agrega lazer, ciência e educação, totalmente estruturado para receber turistas e moradores. O Jardim Botânico, localizado no Km 7,5 da BR 232, no Curado, foi totalmente requalificado em dezembro de 2013. Entre os atrativos do Jardim estão trilhas ecológicas, orquidário, jardim sensorial, jardim de flores tropicais,jardim de plantas medicinais, jardim de palmeiras, meliponário, viveiro florestal, coleção de cactáceas, coleção de bromélias e núcleo de educação ambiental.

jardim botanico recife
@lilicmartins

Bonito, público e umaboa opção de lazer e caminhada para os pernambucanos e turistas. O JardimBotânico do Recife (JBR) ainda é um ilustre desconhecido de boa parte dapopulação pernambucana. Em 2015, foi elevado ao padrão de classificação A, peloConselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), o local conta, apenas em cactos,bromélias e orquídeas, com cerca de 700 unidades que compõem a coleçãocientífica do local, disponível para visitação pública – com passeios,inclusive, guiados. Ao todo, são 90 espécies de 35 famílias botânicasespalhadas em seu território.

São 10,7 hectares de vegetação nativa e exótica, no coração do bairro do Curado, Zona Oeste do Recife. Criado desde 1960, com o desmembramento do Instituto de Pesquisa Agropecuária do Nordeste (Ipeane), o local compõe parte da Unidade de Conservação Municipal da Mata do Curado e abriga também animais nativos da região, de bichos-preguiça, saguis, raposas e serpentes.

jardim botanico recife borboleta
@jardimbotanicorecife

Para celebraro aniversário do JardimBotânico do Recife, a prefeitura trouxe uma série de novidadesque marcarão a experiência de visitação ao parque, localizado no bairro doCurado, na Zona Oeste da cidade. Entre elas, o lançamento do terceiro volume darevista científica Arrudea, com artigos editados pelo JardimBotânico, e mais uma atração que agora passa a fazer parte daprogramação do espaço: a Trilha Amazônica

A trilha vai explicar eapresentar as espécies de plantas que ocorrem tanto no bioma amazônico quantono nosso bioma de Mata Atlântica. A intenção é detalhar ao público como asespécies nativas se comportam de forma diferente na natureza e apresentamcaracterísticas distintas das plantas amazônicas, como porte maior ou folhagemdiferente, devido a variações do clima, diferença de solo, relevo e volume deágua. 

Para a visitação, é indicado o uso de sapatos fechados, roupas leves e calças compridas. Funciona de terça a domingo, das 9h às 15h30, com entrada gratuita. Os passeios também são gratuitos. O indicado é que se leve lanche e água, pois não há comércio na área do parque.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário