Polo Médico do Recife

Foto de uma equipe médica Recife

Pernambuco se prepara para viver um novo momento unindo dois segmentos fortes na economia local: a saúde e o turismo. Recife a capital pernambucana é considerada o primeiro de todo Norte/Nordeste e o segundo maior polo médico do país, atrás apenas de São Paulo. Formado por 417 hospitais, clínicas, laboratórios e centros de diagnósticos por imagem, esse polo médico oferece um total de 8,2 mil leitos e atende a uma clientela de cerca de 20 mil pessoas/dia.

Além de sua importância para a economia do Estado, o polo médico do Recife se destaca, sobretudo, pela oferta de serviços médico-hospitalares com alto padrão de especialização. Tanto isso é verdade que é graças ao polo que Pernambuco dispõe, hoje, de mais aparelhos de tomografia computadorizada do que países como o Canadá ou a França. Os hospitais recifenses são dotados de instalações e equipamentos dos mais avançados e muitos deles têm até helipontos.

Avenida Boa Viagem, Recife, Pernambuco



O Polo Médico do Recife surgiu entre o final dos anos de 1970 e início dos 1980, quando os primeiros médicos decidiram instalar suas clínicas no bairro da Ilha do Leite. A escolha do local teve, entre outros, um decisivo motivo: a proximidade com o Hospital Pedro II, unidade integrante da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco. As clínicas foram-se multiplicando, vieram os primeiros hospitais (como o Albert Sabin e João XXII) e a consolidação do polo. Integra o polo aquele que é o mais antigo hospital nordestino e hoje uma referência nacional: o Real Hospital Português de Beneficência, fundado em 1855.

A partir de uma iniciativa privada com o apoio público e de diversas instituições foi lançado o “Pernambuco Healthcare”, o  primeiro Cluster de Turismo de Saúde do Brasil.

A iniciativa é uma realização da Alianza Global Health Care com o Sindicato dos Hospitais de Pernambuco e o apoio da feira HospitalMED, da Federação Brasileira de Hospitais, do Recife Convention & Visitors Bureau, da ABAV-PE, da ABIH-PE, da Prefeitura do Recife e do Governo de Pernambuco. A plataforma será toda online disponível na versão português e inglês. A ideia é prospectar o turista de saúde, especialmente o internacional.


Real Hospital Português, Recife - Pernambuco
@realhospitalportugues

Na plataforma, o paciente poderá realizar buscas por pacote de procedimento como também poderá contratar serviços de transporte e lazer. O primeiro a integrar a iniciativa é o Real Hospital Português, considerado o maior complexo do Norte e Nordeste, que já dispõe de um Núcleo de Pacientes Internacionais e recentemente foi acreditado pela JCI.

O foco será na venda de pacotes para cirurgia plástica (o Brasil é o segundo país com mais intervenções no mundo) e tratamentos odontológicos (outra especialidade que o mundo já reconheceu a capacidade dos brasileiros). A qualidade do corpo médico, os hospitais com padrão internacional e os preços competitivos são diferenciais para o sucesso. O Brasil  tem, em média, um custo 40% inferior ao praticado em cirurgias plásticas no exterior.

Vista aérea de Recife



Outro fator importante é a localização geográfica que também deve estimular o turismo de saúde em Pernambuco. A capital pernambucana tem uma privilegiada malha aérea com voos internacionais diretos para os Estados Unidos além de conexões com várias outras cidades internacionais na Europa, África e América Latina. E ainda temos como valor agregado o litoral de belas praias, a cultura e a gastronomia.

Quantos médicos têm em Recife?

Em Recife moram 1,6 milhão de pernambucanos, que são atendidos por 11.624 médicos, o que dá uma razão de 7,12 profissionais por mil habitantes. A concentração de médicos morando na capital é de 71%.

Qual o maior polo médico do Brasil?

A capital pernambucana é o primeiro polo do Norte e Nordeste e o segundo maior polo médico do Brasil, atrás apenas de São Paulo. São aproximadamente 8,2 mil leitos, que atendem a uma clientela de mais de 20 mil pessoas por dia.

Quais são os melhores hospitais de Recife?

O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no bairro da Boa Vista, no Recife, está entre os dez melhores hospitais do Brasil eleitos pela revista norte-americana Newsweek em um ranking com 41 unidades hospitalares do País.


Está vindo para o Nordeste para se tratar e precisa de um transfer em Recife? Solicite um orçamento com a nossa empresa e confira todas as opções que temos.



Dicas de Pernambuco

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário