O que fazer em Campina Grande

Campina Grande
Campina Grande

Campina Grande, conhecida como “A Rainha da Borborema”, é uma cidade repleta de atrações e atividades para todos os gostos e idades. Localizada no interior da Paraíba, oferece uma mistura encantadora de cultura, história e entretenimento. Se você está planejando uma visita a esta cidade vibrante, aqui estão algumas sugestões de coisas para fazer durante sua estadia.

Cidade de Campina Grande
Cidade de Campina Grande

Além disso, Campina Grande está estrategicamente situada a aproximadamente 125 km da capital do estado, João Pessoa. Esta distância pode ser facilmente percorrida de carro, ônibus, proporcionando uma oportunidade conveniente para explorar as belezas naturais e culturais da região sem se afastar muito da cidade grande.

1. Explore a Cultura Nordestina no Parque do Povo

A Festa de São João no Parque do Povo é um dos eventos mais aguardados e celebrados em Campina Grande, Paraíba. A cidade se transforma em um grande arraial, recebendo milhares de visitantes de todo o Brasil para celebrar as tradições juninas em grande estilo. Esta festividade, que ocorre durante todo o mês de junho, é uma verdadeira celebração da cultura nordestina e uma experiência única para quem participa.

1. Uma Experiência Cultural Única

O Parque do Povo se torna o epicentro da festa, sendo decorado com bandeirinhas coloridas, barracas de comidas típicas e palcos para apresentações de quadrilhas juninas e shows musicais. É um verdadeiro espetáculo de cores, sons e sabores que encanta todos os presentes.

2. Quadrilhas Juninas: Tradição e Competição

As apresentações de quadrilhas juninas são uma das principais atrações da festa. Grupos de dançarinos vestidos com trajes coloridos e típicos da época apresentam coreografias elaboradas, contando histórias que retratam a vida no sertão nordestino. Além disso, há competições entre as quadrilhas, o que adiciona um elemento de emoção e rivalidade à festividade.

quadrilha junina
Quadrilhas Juninas

3. Comidas Típicas: Sabores Inconfundíveis

A gastronomia é outra parte essencial da festa. Nas barracas espalhadas pelo Parque do Povo, os visitantes podem saborear uma variedade de pratos típicos, como canjica, pamonha, milho verde cozido, além de delícias como churrasco, caldos e doces regionais. É uma verdadeira festa para o paladar!

4. Shows Musicais: Forró e Muito Mais

Os shows musicais são outro destaque da festa. Artistas locais e nacionais se apresentam em diversos palcos montados no Parque do Povo, tocando o melhor do forró e de outros ritmos nordestinos. É uma oportunidade única de dançar e se divertir ao som de músicas animadas e contagiantes.

5. Diversão para Toda a Família

A Festa de São João no Parque do Povo é um evento familiar, onde pessoas de todas as idades podem se divertir. Além das apresentações e das comidas típicas, há também parque de diversões, brincadeiras tradicionais e atividades culturais para crianças e adultos.

2. Vila do Artesão

A Vila do Artesão é um destino essencial para quem visita Campina Grande, na Paraíba. Localizada no coração da cidade, este espaço encantador é um verdadeiro paraíso para os amantes de artesanato e cultura regional. Com uma variedade de produtos feitos à mão por talentosos artesãos locais, a Vila do Artesão oferece uma experiência única de compras e imersão na rica tradição artesanal do Nordeste brasileiro.

Localização: clique aqui

vila artesao
Vila do Artesão

1. Um Espaço de Criatividade e Tradição

A Vila do Artesão é mais do que apenas um mercado de artesanato. É um espaço dedicado à preservação e promoção das habilidades artísticas e das tradições culturais da região. Aqui, os visitantes podem encontrar uma variedade de peças únicas, feitas com técnicas tradicionais que foram passadas de geração em geração.

2. Artesanato para Todos os Gostos

Seja você um colecionador de arte, um entusiasta do design ou alguém em busca de lembranças autênticas, a Vila do Artesão tem algo para todos os gostos. De esculturas em madeira e cerâmica a bordados e rendas, os produtos disponíveis refletem a diversidade e a criatividade dos artesãos locais.

Artesanato da Paraíba
Artesanato da Paraíba

3. Conexão com os Artesãos Locais

Uma das melhores coisas sobre a Vila do Artesão é a oportunidade de interagir diretamente com os artesãos que criam as peças expostas. Muitos dos vendedores estão presentes em suas bancas, prontos para compartilhar suas histórias, técnicas e inspirações com os visitantes.

4. Cultura e Entretenimento

Além de fazer compras, os visitantes da Vila do Artesão podem desfrutar de uma série de atividades culturais e entretenimento ao vivo. Apresentações de música regional, dança e teatro são realizadas regularmente, proporcionando uma atmosfera animada e festiva.

Monumento aos 150 anos
Monumento aos 150 anos da cidade

5. Apoio à Economia Local

Ao comprar produtos na Vila do Artesão, os visitantes estão apoiando diretamente a economia local e contribuindo para a sustentabilidade das comunidades de artesãos da região. É uma maneira significativa de fazer compras, onde cada compra tem um impacto positivo tangível.

3. Centro Histórico de Campina Grande

O Centro Histórico de Campina Grande é um verdadeiro tesouro, repleto de história, arquitetura encantadora e uma atmosfera nostálgica que transporta os visitantes de volta ao passado. Caminhar por suas ruas de paralelepípedos é como fazer uma viagem no tempo, explorando os vestígios do passado e testemunhando a evolução desta cidade vibrante no interior da Paraíba.

1. Um Passeio pela Arquitetura Colonial

O Centro Histórico de Campina Grande é marcado pela presença de Igrejas centenárias, casarões antigos e praças pitorescas são apenas algumas das maravilhas arquitetônicas que os visitantes podem apreciar durante seu passeio.

2. Igrejas Centenárias e Monumentos Históricos

Entre os destaques do Centro Histórico estão as igrejas antigas, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, uma construção imponente que domina a paisagem urbana. Além disso, há monumentos históricos e praças que contam histórias fascinantes sobre os primórdios da cidade.

Localização: clique aqui

Igreja Matriz Campina Grande
Igreja Matriz Campina Grande

3. Museus e Centros Culturais

O Centro Histórico abriga também uma variedade de museus e centros culturais, onde os visitantes podem aprender mais sobre a história e a cultura da região. Do Museu de Arte Assis Chateaubriand ao Museu Histórico e Geográfico de Campina Grande, há muito para explorar e descobrir.

4. Lojas de Artesanato e Cafés Aconchegantes

Além de sua riqueza histórica, o Centro Histórico também é um ótimo lugar para fazer compras e relaxar. Lojas de artesanato oferecem uma variedade de produtos locais, enquanto cafés aconchegantes convidam os visitantes a desfrutar de uma pausa tranquila enquanto apreciam a atmosfera encantadora ao seu redor.

4. Explorando os Museus de Campina Grande

Campina Grande, além de suas festas e tradições, abriga uma rica variedade de museus que oferecem aos visitantes a oportunidade de mergulhar na história, na arte e na cultura da região. Cada museu apresenta uma perspectiva única, oferecendo uma experiência educativa e enriquecedora para todos os interessados.

1. Museu da Arte Popular da Paraíba (MAPP)

Localizado no coração de Campina Grande, o Museu da Arte Popular da Paraíba (MAPP) é uma verdadeira celebração do talento e da criatividade dos artistas locais. O museu exibe uma coleção impressionante de arte popular, incluindo esculturas, cerâmicas, bordados e muito mais, oferecendo aos visitantes uma visão fascinante da cultura e das tradições da Paraíba.

Localização: clique aqui

museu campina grande
Museu da Arte Popular da Paraíba (MAPP)

2. Museu Digital de Campina Grande

O Museu Digital de Campina Grande é uma inovação tecnológica que combina arte, história e tecnologia. Este museu interativo oferece aos visitantes uma experiência imersiva, utilizando recursos digitais para contar a história da cidade, desde os tempos antigos até os dias atuais. É uma maneira única e envolvente de aprender sobre o passado e o presente de Campina Grande.

3. Museu do Algodão

O Museu do Algodão é dedicado à história e à importância econômica do algodão na região de Campina Grande. O museu apresenta exposições informativas e educativas que exploram o cultivo, o processamento e a produção do algodão, destacando seu papel na economia local e nacional ao longo dos anos.

4. Museu de Arte Assis Chateaubriand – MAAC

O Museu de Arte Assis Chateaubriand (MAAC) é um dos principais centros culturais de Campina Grande, dedicado à promoção da arte e da cultura na região. O museu abriga uma coleção diversificada de obras de arte, incluindo pinturas, esculturas e artefatos históricos, proporcionando aos visitantes uma experiência única de apreciação da arte.

5. Museu Histórico e Geográfico de Campina Grande

O Museu Histórico e Geográfico de Campina Grande é um verdadeiro tesouro de memórias e histórias da cidade. O museu preserva e exibe uma vasta coleção de documentos, fotografias, objetos e artefatos que retratam a história, a cultura e o desenvolvimento de Campina Grande ao longo dos séculos.

Cena Gastronômica de Campina Grande

Campina Grande, além de suas festas e tradições, é um destino gastronômico imperdível para os amantes da comida nordestina. Com uma variedade de pratos tradicionais e uma mistura de sabores únicos, a cena gastronômica da cidade reflete a riqueza cultural e culinária da região. Aqui estão algumas das delícias que você não pode deixar de experimentar durante sua visita a Campina Grande:

Comida Regional
Comida Regional

Carne de Sol: Uma Especialidade Local

A carne de sol é uma das estrelas da culinária paraibana, e em Campina Grande não é diferente. Servida com mandioca cozida, feijão verde e manteiga de garrafa, esta iguaria é uma explosão de sabores que certamente irá satisfazer seu paladar.

Buchada de Bode: Uma Delícia Regional

Para os mais aventureiros, a buchada de bode é uma opção imperdível. Feita com as vísceras do bode cozidas com temperos especiais e servida com arroz e feijão, esta iguaria é uma verdadeira experiência gastronômica nordestina.

Macaxeira Frita: Um Acompanhamento Delicioso

A macaxeira frita é um acompanhamento popular em Campina Grande. Crocante por fora e macia por dentro, é o complemento perfeito para qualquer prato principal. Experimente com carne de sol ou com uma porção de queijo coalho grelhado.

Tapioca: Um Clássico Nordestino

A tapioca é uma das comidas de rua mais populares em Campina Grande. Feita com goma de mandioca e recheada com uma variedade de ingredientes, como queijo, coco, chocolate e carne de sol, é uma opção versátil e deliciosa para qualquer hora do dia.

Aprecie a Natureza no Açude Velho

O Açude Velho é um dos pontos turísticos mais populares de Campina Grande. Localizado no centro da cidade, oferece uma vista pitoresca e é um ótimo local para caminhar, fazer piqueniques ou simplesmente relaxar e apreciar a paisagem.

Açude Velho
Açude Velho

O Açude Velho fica cravado no centro da cidade de Campina Grande, ele possui uma área de aproximadamente 47 mil m² e sua construção data do ano de 1830. Margeando o Açude Velho estão os principais bares e restaurantes de Campina Grande.

Como Chegar a Campina Grande

Campina Grande, localizada no estado da Paraíba, possui diversas opções de acesso, seja por via aérea ou terrestre.

Localização: clique aqui

aeroporto campina grande
Aeroporto de Campina Grande

Por via aérea:

O Aeroporto Presidente João Suassuna (CPV) é o principal terminal aéreo da cidade, recebendo voos domésticos de diversas partes do Brasil. Após desembarcar no aeroporto, é possível utilizar táxis, aplicativos de transporte ou ônibus para chegar ao centro da cidade.

Por via terrestre:

Campina Grande é servida por uma extensa malha rodoviária, com acesso pela BR-230, também conhecida como Rodovia Transamazônica. Ônibus intermunicipais e interestaduais conectam a cidade a diversos destinos, sendo uma opção conveniente para quem prefere viajar de ônibus.

Onde Ficar em Campina Grande

Campina Grande oferece uma variedade de opções de hospedagem para atender às necessidades e preferências de todos os tipos de viajantes. Aqui estão algumas sugestões de lugares para ficar durante sua visita à cidade:

Hotéis e Pousadas:

  • Hotel Fazenda Boa Luz: Localizado nos arredores da cidade, oferece uma experiência de hospedagem em meio à natureza, com atividades como passeios a cavalo e trilhas.
  • Hotel Village Premium Campina Grande: Um hotel de luxo localizado no centro da cidade, oferecendo conforto e comodidade para os hóspedes.
  • Pousada da Pedra: Uma opção mais econômica, situada próxima ao centro histórico, oferece acomodações simples e aconchegantes.

Albergues e Hostels:

  • Hostel em Campina Grande: Ideal para viajantes que buscam uma opção econômica e compartilhada, oferece dormitórios e áreas comuns para socialização.

Airbnb e Outros Aluguéis de Temporada:

  • Casas e Apartamentos: Existem diversas opções de aluguéis de temporada disponíveis no Airbnb e em outras plataformas, que oferecem uma alternativa para quem prefere a privacidade e a liberdade de um espaço próprio.
Museu do Algodão
Museu do Algodão

Planeje sua Estadia em Campina Grande

Com uma variedade de opções de hospedagem, desde hotéis de luxo até pousadas acolhedoras, Campina Grande tem algo para todos os tipos de viajantes. Escolha um local próximo às principais atrações para aproveitar ao máximo sua visita.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário