Triunfo (Pernambuco) Conheça agora!

Triunfo, Pernambuco

Triunfo é uma cidade situada no Sertão do Pajeú, no estado de Pernambuco, e considerada um oásis do sertão, reino da rapadura, terra dos caretas, que contém aspectos geográficos, históricos e culturais que contribuíram e continuam a contribuir para o patrimônio cultural da cidade.

Distante 405 quilômetros de Recife, capital do estado, sua população, conforme estimativa do IBGE, era de 15 mil habitantes, distribuídos em pouco mais de 190 quilômetros quadrados. Tudo em Triunfo parece ter sido talhado com primor: as ruas cheias de ladeiras e calçadas com paralelepípedos, o casario singelo, as antigas construções datadas do século XIX, os seculares e tradicionais convento e igrejas, as edificações em pedra bruta, a história do cangaço que nos faz voltar no tempo, os mirantes, cachoeiras, grutas, a belíssima visão do Pico do Papagaio, ponto mais alto de Pernambuco com 1.260 m, de onde é possível avistar seis cidades do Vale do Pajeú. 

Casa das Almas Triunfo

Houve um tempo em que viam-se muitos papagaios nas serras próximas à cidade, que voavam pra lá na época da reprodução. Então começaram a chamar esses lugares de “Serra dos Papagaios”, assim, com o tempo, surgiu o nome do local Pico do Papagaio.


Como chegar em Triunfo (melhor opção)

Para chegar em Triunfo, siga pela BR 232 até o distrito de Sítio dos Nunes, na cidade de Flores. A partir daí, pegue a direita num entroncamento. Há postos de gasolina e sinalizações indicando a cidade de Triunfo. Em média a viagem entre Recife e Triunfo demora 6hs, mas isso vai depender muito do dia da semana e do horário. O caminho sobre o relevo de altitude do Planalto da Borborema é marcado pela diminuição da temperatura por isso não esqueça de levar roupas para lhe esquentar.



Quando ir para Triunfo (para curtir)



Nos meses de julho e agosto é comum encontrar temperaturas frias em Triunfo (PE). A neblina e garoa são constantes nessa época do ano, atraindo pessoas de todo o país para esse cenário de Europa no sertão pernambucano.


Clima de Triunfo

O clima triunfense sempre foi um dos seus maiores atributos, a neblina encobre o casario nos meses mais frios, quando as lareiras, os fogões à lenha, os tachos de mel quente dos engenhos, as fogueiras nas festividades juninas, ajudam a esquentar os corpos durante o período de temperaturas mais baixas: os termômetros chegam a registrar até 15°C à noite. Nesses meses de frio a cidade amanhece encoberta por uma névoa gelada e nem parece que estamos em pleno Sertão do Pajeú.

O clima de Triunfo é o tropical com estação seca do tipo Aw, segundo a classificação climática de Köppen-Geiger (fronteiriço com o clima tropical de altitude — ou subtropical úmido — Cwa), com temperatura média compensada anual de 21 ºC (mínima de 15 ºC e máxima de 27 ºC) e precipitação média de cerca de 1 250 milímetros (mm) anuais. 


O que fazer em Triunfo

1. Teleférico do SESC

2. Engenho São Pedro – Cachaça Triumpho

3. Casa Grande das Almas

4. Cine Teatro Guarany

5. Cangaço e Triunfo Museu da Cidade

6. Pedalinho no lago

7. Museu do Cangaço

8. Cacimba João Neco


Onde ficar em Triunfo

Triunfo está a 1004m de altitude com temperaturas que variam entre 28ºC no verão e 10ºC no inverno, a cidade oferece aos visitantes casarios antigos, mirantes naturais, cachoeiras, engenhos artesanais e moderna infra-estrutura hoteleira com excelência em conforto. Confira abaixo algumas opções:

1. Portal Triunfo Hotel

Principal ponto do hotel é sua localização, próxima dos pontos turísticos da cidade, você pode conhecer uma boa parte caminhando. Receptividade dos funcionários, local com garagem fechada, Wi-Fi, café da manhã muito bom com a vista incrível da cidade. 

2. Pousada Alpes

Situada em Triunfo, a 50m do Lago João Barbosa Sitônio, a 200m dos principais pontos gastronômicos da cidade e a 500m da Praça de Eventos, a Pousada Alpes oferece estacionamento privativo, lounge e terraço. A pousada dispõe de piscina ao ar livre, serviço de quarto e Wi-Fi.

3. Triunfo Papo Hotel

Conforto e comodidade descrevem essa nova opção de hospedagem. Alguns de seus apartamentos possuem varanda com uma agradável vista voltada para o cartão postal da cidade: o Teleférico do SESC, o Lago João Barbosa Sitônio e o Cine Teatro Guarani.



Onde comer em Triunfo

Um dos atrativos de Triunfo são os restaurantes. Eles ficam em ruas simpáticas do centro, bem pertinho um do outro de frente para o teleférico, com um cardápio variado. Confira nossas sugestões:


1. Papo pizza

2. Café do Brejo

3. Cachaçaria Fogão de Lenha

4. Beto’S Bar E Restaurante

5. Restaurante Baixa Verde


Mapa da cidade de Triunfo Pernambuco



Mapa com a rota de Recife até Triunfo, PE



Dicas de Pernambuco

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário