Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre

Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre
Aeroporto do Recife
Aeroporto do Recife

Construído em 1958, ele foi reformado pela primeira vez em 1981, quando passou a ser a porta de entrada do turismo internacional no Nordeste , devido a sua localização geográfica, em meio às rotas do Atlântico sul. 

O programa de modernização e recapacitação do complexo aeroportuário do Recife foi executado em três etapas. Orçada em 300 milhões de reais, a obra envolveu a construção de um terminal com 52 mil metros quadrados para atender a 5 milhões de passageiros por ano; um conector de 550 metros de extensão, com 11 pontes de embarque; o acréscimo de 305 metros aos 3 mil metros da pista de pouso e decolagem. 

Também foram executados a ampliação do pátio de aeronaves, para receber simultaneamente 26 aviões e a criação de edifício-garagem com 72 mil metros quadrados. 

No total, são cerca de 124 mil metros quadrados de área construída, em terreno de 193 538,91 metros quadrados. 
O edifício do terminal de passageiros é uma lâmina de 270 metros por 70 metros de largura , com o conector e as pontes de embarque na face oeste, voltada para o pátio de aeronaves. 

O edifício-garagem, com geometria perimetral em níveis escalonados de baixo para cima, possui efeito de esplanada, com vegetação nas bordas, e evidencia a praça Salgado Filho, projetada por Burle Marx no final da década de 1950. 

Aeroporto Internacional dos Guararapes
Aeroporto Internacional dos Guararapes

Seu primeiro nome foi Aeroporto do Recife. Depois, em 1948, passou a se chamar Aeroporto Internacional Guararapes, por decreto do então presidente da República, Eurico Gaspar Dutra, em homenagem à Batalha de Guararapes, fato histórico de grande importância para todo o país. Apenas em 1958 o terminal de passageiros transfere-se para o bairro da Imbiribeira. Sua localização estratégica, tanto dentro do país quanto em relação ao Atlântico-Sul, faz do Guararapes um dos aeroportos mais importantes do Brasil. Considerado o terceiro melhor aeroporto do Brasil e o décimo melhor da América do Sul, é o sétimo aeroporto brasileiro em movimentação de passageiros e carga aérea, sendo o primeiro no Nordeste, e o décimo primeiro em manobras de aeronaves.

Terminal de Embarque no Aeroporto do Recife
Terminal de Embarque no Aeroporto do Recife

Em Fevereiro de 2016, o presidente da Azul Linhas Aéreas e o governador de Pernambuco assinaram um acordo de instalação de um centro de conexões da empresa no aeroporto do Recife. A partir do acordo, a Azul passou a operar mais 15 voos diários na capital pernambucana, que passa a ser a única cidade com voos diretos para todas as capitais do Nordeste. De acordo com o presidente da companhia, Antonoaldo Neves, dos cerca de 1 milhão de passageiros transportados pela empresa em todo o país (até agosto de 2016), 500 mil fizeram conexão no aeroporto do Recife. Além do incremento nas rotas domésticas, a Azul também implantou seu primeiro voo internacional partido do Nordeste, o qual tem como destino a cidade de Orlando na Flórida. Em 2018, a empresa iniciou novas rotas internacionais partindo para Fort Lauderdale, também na Flórida, e para cidades da Argentina.

Quantos aeroportos têm no Recife?

Somente um. Agora no estado tem em funcionamento temos quatro (Recife, Fernando de Noronha, Caruaru e Petrolina).

Em que bairro fica o aeroporto do Recife?

O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre está localizado no bairro da Imbiribeira, a onze quilômetros do centro da cidade.

Traslado Aeroporto do Recife Porto de Galinhas



Dicas de Pernambuco




Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário