Qual a voltagem em Pernambuco? Saiba antes de viajar.

Qual a voltagem em Pernambuco? Saiba antes de viajar.

Você quando viaja, também sofre desse mal de não saber direito a voltagem do lugar, e mesmo em tempos em que o celular e outros eletrônicos são bivolt ainda há muitos turistas que se preocupam com a voltagem nas cidades na hora de viajar, acontece que existem ainda muitos aparelhos sem essa configuração (bivolt).

@celpe_oficial

Os equipamentos mais simples que não são bivolt e fazem parte da bagagem secador de cabelo, chapinha, ventilador, aquecedor, repelente elétrico… tudo depende do destino e do que você vai usar na viagem, por isso você precisa saber a voltagem de cada lugar.

Vamos para algumas informações básicas:


O correto é: voltagem ou tensão?

O termo “voltagem” é de uso popular no Brasil, mas o correto seria Diferença de Potencial Elétrico ou Tensão Elétrica. Essa é a maneira correta de se referir, mas “voltagem” é de uso coloquial e mais comum entre as pessoas.



Por que existem duas tensões no Brasil?

No Brasil existem diferentes tensões entre as cidades porque a rede elétrica foi implantada por diferentes empresas sem um padrão no começo do século XX, isso nunca foi padronizado porque o custo seria muito alto.

Outra coisa, embora muito se fale em 110V, no Brasil existem apenas duas tensões: 127 volts e 220 volts. Esse é outro engano comum entre a população porque por aqui existia a tensão 110V, que está sendo extinta, dando lugar à de 127V.

@celpe_oficial

Em Pernambuco a tensão é 220V e os destinos mais procurados como: Recife, Porto de Galinhas, Olinda, Fernando de Noronha, Tamandaré, Petrolina e demais cidades são 220 volts.

Ressalvas

Vale salientar que os números citados acima é a tensão elétrica que encontramos normalmente nas tomadas dessas cidades. Nada impede que um destino com padrão 220V tenha tomadas 127V e vice-versa.

Nesses casos, principalmente em hotéis, o mais importante mesmo é ficar atento se há sinalização nas tomadas de qual a tensão ou até mesmo confirmar com algum funcionário para que você não tenha prejuízo.


Dicas de Pernambuco:

Deixe um comentário