Serviço Geológico participa IX Fórum de Mineração em Recife

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participou, entre os dias 21 e 24 de maio, do IX Fórum de Mineração, realizado no auditório do Centro de Tecnologia e Geociências da Universidade Federal de Pernambuco. O evento contou com cerca de 200 participantes. O assunto economia mineral e as perspectivas para o setor de mineração foi um dos mais debatidos. Nesta temática, dentro da programação, o pesquisador da CPRM Gustavo Alexandre da Divisão de Economia Mineral e Geologia Exploratória (DIEMGE) apresentou na quarta-feira, dia 22/05, a palestra “Modelo de Competitividade e Risco na Mineração de Terras-Raras (MCRM-TR) e estudo de caso Brasil “. O tema é fruto de sua tese de doutorado em engenharia de minas, defendida na UFRGS em 2018. 

O trabalho introduz uma nova metodologia dinâmica de análise de competitividade (Um modelo estatístico de competitividade e risco na mineração de terras-raras – MCRM-TR), na qual se consideram variáveis e fatores tidos como principais influências na performance de um empreendimento de mineração destinado ao aproveitamento dos óxidos de terras-raras.

Foi demonstrado que o modelo é capaz de identificar as fraquezas e forças competitivas de projetos/depósitos de terras-raras localizados em qualquer lugar do mundo. Também foi demonstrado que com os resultados do modelo também é possível fazer um ranking dos projetos mais competitivos, ou seja, com maior favorabilidade de evoluírem para uma mina de terra-rara. No mesmo dia 22, o pesquisador Gustavo Alexandre foi convidado para participar da mesa redonda sobre o tema “ Perspectivas da mineração no atual cenário econômico”. O evento contou também com a presença do chefe da DIEMGE, Ruben Sardou Filho.

O Fórum de Mineração é um evento realizado desde 2003 e ocorre a cada dois anos reunindo por pesquisadores de diversas instituições e empresas do setor mineral, tais como: CPRM, CETEM, UFBA, UFPE, UFCG, ANM, CPRH, CREA, além de empresas nacionais e internacionais do setor produtivo privado. Organizado pelos alunos do curso de engenharia de Minas, Minera Consultoria Jr. e professores do Departamento de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O tema deste ano buscou abordar todas as etapas da mineração, desde a prospecção até a recuperação da área degradada pela atividade, quais os impactos causados e como enfrenta-los amenizando os seus efeitos.

Está vindo para o Pernambuco para negócios ou a lazer e precisa de um City Tour em Recife ? Solicite um orçamento com a nossa empresa e confira todas as opções que temos.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário