Rampa do Pepê é reinaugurada para a prática de Voo Livre no interior de PE

Para chegar a Taquaritinga do Norte, o visitante precisa subir a Serra da Taquara. Lá no alto, encontra-se o município. O clima ameno predomina durante todo o ano, porém, no verão, as temperaturas, durante o dia, são bem altas e à noite, ficam na média dos vinte graus Celsius. No inverno, a temperatura ao dia dificilmente ultrapassa os 25 °C e, à noite, está quase sempre abaixo dos 18 °C chegando, em raras ocasiões, a pouco mais de 10 °C. Em pontos como a Rampa do Pepê, por exemplo, localizada a uma altitude de 1200 metros, com um desnível à frente de mais de 590 metros, a temperatura, durante a madrugada dos meses mais frios, pode, em algumas raras ocasiões, chegar a menos de dez graus Celsius.

voo livre asa delta

O nome da rampa é uma homenagem feita ao carioca Pedro Paulo Guise Carneiro, mais conhecido como “Pepê”, que era um dos principais brasileiros praticante do Voo Livre, campeão mundial da modalidade, além de também atuar no surfe, chegando a figurar entre os 20 melhores surfistas do mundo. Ele morreu em 1991, quando buscava, no Japão, o bicampeonato mundial de Asa-delta.

Adrenalina, aventura e muito voo. Esse era o clima encontrado na Rampa do Pepê, que está localizada na cidade de Taquaritinga do Norte, a 178 km do Recife. O lugar está a 1200 metros de altitude e é cercado pela vegetação alta do Sítio Cafundós, na zona rural do município, considerado um dos pontos mais altos do estado. No local, existe anualmente torneio de voo livre. Para quem gosta de aventura é possível agendar uma aula de voo com instrutores da região.

Taquaritinga do Norte esconde uma raridade em meio à sua produção agrícola: a arábica típica, primeira planta cafeeira a ser introduzida no Brasil, em 1727. O cultivo dessa espécie é precioso no mundo. No Brasil, pode ser encontrado apenas nesta cidade do Agreste pernambucano e na região do Maciço de Baturité, no Sertão cearense. Adaptável apenas a regiões de altitude elevada e clima ameno, o arábica possui sabor adocicado e perfume forte, características que têm atraído a Taquaritinga compradores dos EUA, Japão, Suíça, Alemanha e outras partes do mundo.

porto de galinhas transfer

O plantio do café arábica se dá na sombra, sob árvores frutíferas e pés de Ipê e Pau-Brasil. Por ser sombreado, o fruto precisa de mais tempo para maturar do que outras espécies. Isso garante ao café um sabor mais doce do que o normal. Além disso, ele tem, naturalmente, menos cafeína. 

Está vindo para o Pernambuco para negócios ou a lazer e precisa de um transfer em Recife? Solicite um orçamento com a nossa empresa e confira todas as opções que temos.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário