Descubra agora 15 passeios (Recife e Olinda, imperdível)

Igreja Olinda
Igreja Olinda

Primeiramente muita gente pensa que não tem muita coisa para ver em Recife e é aí que as pessoas se enganam. Por isso, antes de chegar à capital do estado, anote as principais dicas de viagem. Certamente, minha missão nesse post: é mostrar o melhor que se tem pra fazer em Recife e Olinda para quem está planejando visitar as duas cidades.

Os filósofos dizem que a palavra “arrecife” é a forma antiga do vocábulo “recife” e ambos derivam do árabe, “ar-raçif”, que significa calçada, caminho pavimentado, dique, paredão, muralha, cais, molhe.

Nossa arte está até no sotaque, que é tão bonito que dizem que a gente fala cantando. Quando o assunto é inovação, cor, ritmo, som, sabor e expressão, inegavelmente, Recife é reinvenção todo dia. Por isso, tome nota dos principais atrativos, não deixe de usar protetor solar, chapéu, óculos e tomar muita água.


1. Parque Dona Lindu

Parque Dona Lindu Recife

O parque “Dona Lindu” é uma homenagem a mãe do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, que é Pernambucano. O terreno era da Aeronáutica e o povo (recifense) clamava por uma área verde no bairro de Boa Viagem, foi aí que o então presidente da República (Lula), doou o terreno para capital pernambucana e no período da construção houve muitos protestos, porque a população pedia por mais área verde e o projeto que é de Oscar Niemeyer tem muito concreto. Neste local você poderá ver uma estátua da família do Lula (sua mãe retirante com os filhos ao seu lado e uma trouxa na cabeça). Inaugurado em 26 de março de 2011 foi pouco a pouco sendo apropriado por moradores do bairro e do entorno, atendendo uma população carente de áreas culturais e de lazer. Sem dúvida uma mais uma opção de lazer na cidade.


2. Porto do Recife – Terminal marítimo

Porto do Recife terminal marítimo

O Recife só ganhou a importância que tem hoje por conta do seu porto. Um local surgido do improviso de pescadores vivenciou, no passar dos séculos, a transformação de ancoradouro de caravelas a cais urbano, por onde passam 230 navios por ano, entre cargueiros e cruzeiros.

O Porto do Recife ainda exerce uma força importante, sobretudo na Região Metropolitana, mas após a criação de Suape, houve uma perda grande da movimentação de carga, não só pela capacidade do novo porto, mas também pela dificuldade de transitar com mercadorias na cidade.


3. Passeio no Museu Cultural Cais do Sertão

Museu Cais do Sertão

De fato: um dos mais modernos equipamentos culturais do Brasil, o Cais do Sertão, instalado no antigo Armazém 10 do Porto do Recife, é um local de convivência, diversão e conhecimento, polo gerador de novas ideias e experiências. Abrigando e reverenciando a obra de Luiz Gonzaga, o grande homenageado do espaço.


4. Centro do Recife – Rua da Aurora

Centro do Recife, rua da aurora

Então, a “Rua da Aurora” é famosa pelos casarões em toda sua extensão, muitas residências que antes serviam de moradia para os nobres que habitavam o Recife. Nela é possível apreciar a arquitetura do Palácio Joaquim Nabuco. O local foi todo aterrado. Após a Lei do Ventre Livre, teve o nome modificado para Rua Visconde do Rio Branco, mas voltou ao antigo nome, como ficou conhecida: Rua da Aurora.



5. Marco Zero – Praça Rio Branco

Marco Zero do Recife Armazéns do Porto

A praça tem o nome original de Praça Barão do Rio Branco, todavia ficou conhecida como Praça do Marco Zero pelo fato de que nela encontra-se o quilometro zero das estradas de Pernambuco. É formada por um marco de cor vermelha doado pelo Clube do Automóvel. Na lateral da praça encontra-se a estatua do Barão do Rio Branco em bronze, com 2,80m de altura, do escultor Felix Charpentier. Logo após, já no centro, pode ser vista a rosa dos ventos do pintor Cícero Dias. Nos períodos de momo a praça funciona como quartel general do carnaval multicultural do Recife. Ao seu lado temos um recanto de entretenimento (os armazéns que foram revitalizados), a junção do que é novo com elementos históricos, do contemporâneo com o pitoresco.

6. Caixa Cultural do Recife

Praça do Marco Zero (Barão de Rio Branco)

Inaugurada em 2012, a Caixa Cultural conta com dois pavimentos de galerias de arte, teatro com 96 lugares, sala multimídia, duas salas para oficinas de arte-educação e amplo foyer.

Está localizada defronte ao Marco Zero, no bairro do Recife, que à época de sua construção, no início do século XX, abrigava o centro econômico e negocial da capital pernambucana.

Em um espaço que inspira arte, o prédio da CAIXA Cultural Recife tem construção arquitetônica estilo eclética, de transição pelo estilo neoclássico, modelo usual do final do século XIX.

Projetada para ser sede do Bank of London & South America Limited, abrigou a instituição bancária inglesa por mais de sessenta anos.


Datado de 1912, foi adquirido pela Bolsa de Valores de Pernambuco e da Paraíba em 1977 e funcionou como sua sede até o ano de 2006, quando foi adquirido pela Caixa Econômica Federal para ser a sede da CAIXA Cultural Recife. Sem dúvida um patrimônio inestimável.



7. Teatro Santa Isabel (Recife)

Teatro Santa Isabel

Monumento tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 31 de outubro de 1949 e considerado um dos 14 teatros-patrimônio do Brasil, por certo, o Teatro de Santa Isabel é o mais antigo e expressivo exemplar de Arquitetura Neoclássica em Pernambuco e um dos mais notáveis do país.

8. Arena Pernambuco

Arena Pernambuco

Com 46 mil lugares, distribuídos entre arquibancadas,camarotes e cadeiras especiais, ela está preparada para receber, além de jogos de futebol, eventos de grande porte, como shows e convenções. A Arena foi palco não apenas da Copa das Confederações de 2013 como também da Copa do Mundo de Futebol de 2014, realizadas no Brasil.

9. Praia de Boa Viagem

Praia de Boa Viagem

A Praia de Boa Viagem é a mais famosa do Recife e tem ótima estrutura para o turista. O lugar é bastante movimentado; quando o tempo está favorável, é comum ver banhistas e pessoas praticando exercícios físicos.

Essa praia possui águas mornas e esverdeadas, proporcionando não apenas um bom mergulho no mar como também um excelente plano de fundo aos olhos. A faixa de areia é longa em vários trechos da orla, onde é comum admirar coqueiros.

Praia de Boa Viagem - ponto de observação dos bombeiros do Recife


A praia de Boa Viagem já foi considerada a praia mais limpa do Brasil pelo Inmetro. A orla é considerada a mais organizada do Nordeste e conta com vários quiosques, quadras e com um ótimo calçamento. 

Atenção: É possível entrar no mar em alguns locais específicos que possuem arrecife e na maré baixa!!!!!!! Se a maré estiver alta não pode entrar por conta dos tubarões.


Recomendo a praia de boa viagem a todos que vierem a visitar Recife essa praia é tudo de bom, já que é excelente pra tomar uma água de coco, fazer uma caminhada no calçadão pela orla, alugar uma bicicleta, além dos bares e restaurantes na via.



10. Embaixada dos Bonecos Gigantes (Recife)

Embaixada dos Bonecos Gigantes


A EMBAIXADA DE PERNAMBUCO dos Bonecos Gigantes de Olinda surgiu da grande necessidade do turismo de Recife e Olinda de possuir um espaço cultural estruturado a receber turistas e recifenses para contemplar a grande magia da nova geração dos Bonecos Gigantes não só no carnaval, mas sim o ano inteiro. Isto é, não deixe de visitar é um lugar encantador.

Fachada da Embaixada de Pernambuco - Bonecos Gigantes de Olinda


O espaço recebe em media 300 turistas todos os dias na Rua do Bom Jesus no Recife Antigo que possibilita os turistas obter contato com esta rica cultura brasileira o ano inteiro através de um acervo rotativo entre eles: Neymar, Pelé, Messi, Socrates, Lampião, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Chico Science, Ariano Suassuna, Alceu Valença, Sergio Malandro, Roberto Carlos, Tim Maia, Rita Lee, The Beatles, Elvis, Michael Jackson, Bob Marley entre outros. Portanto não deixe de conhecer também.


11. Oficina de Francisco Brennand (Recife)

Oficina de Francisco Brennand

A Oficina Cerâmica Francisco Brennand é um museu de arte brasileiro localizado na cidade do Recife, capital de Pernambuco. Foi criada pelo artista plástico pernambucano que dá nome ao conjunto arquitetônico, Francisco Brennand  (f. 19-12-2019).

Trata-se de um complexo monumental — museu e ateliê — com aproximadamente 2 mil obras, entre esculturas, murais, paineis, pinturas, desenhos e objetos cerâmicos. A principal temática da obra de Francisco Brennand, não só é a origem da vida como também eternidade das coisas.


12. Passeio no Castelo de Ricardo Brennand (Recife)

Castelo de Ricardo Brennand

O Instituto Ricardo Brennand é um espaço cultural sem fins lucrativos inaugurado em 2002, que salvaguarda um valioso acervo artístico e histórico originário da coleção particular do industrial pernambucano Ricardo Coimbra de Almeida Brennand (f. 25-04-2020). Inegavelmente merece um dia inteiro só para esse passeio.

13. Igreja do Carmo de Olinda

Igreja do Carmo e Olinda

A Igreja de Nossa Senhora do Carmo do Antigo Convento de Santo Antônio A Igreja de Nossa Senhora do Carmo do Antigo Convento de Santo Antônio do Carmo de Olinda teve sua construção iniciada por volta de 1580, quando a Ordem dos Carmelitas se instalou em Olinda, na ermida de Santo Antônio e São Gonçalo. Quando a cidade foi destruída pelos holandeses, no ano de 1631, a igreja e o convento sofreram sérios danos.


14. Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia (Olinda)

Igreja da Misericórdia


A Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia é um pequeno templo católico da cidade de Olinda. Portanto foi fundada pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Olinda, primeira confraria criada no Brasil, e em seu prédio anexo funcionou a Santa Casa de Misericórdia de Olinda, primeiro hospital do país.


15. Passeio na Rua do Bom Jesus (Recife)

Rua do Bom Jesus a terceira rua mais bonita do mundo


A rua do Bom Jesus fica no bairro do Recife Antigo e é uma via importantíssima dentro do contexto histórico e cultural da capital pernambucana.


Rua do Bom Jesus no Domingo de Feira


Em síntese, um dos principais pontos turísticos de Recife, a Rua do Bom Jesus foi eleita a 3ª mais bonita do mundo. A seleção foi feita pela Architectural Digest, importante publicação dos Estados Unidos, que listou 31 ruas espalhadas por vários países – apenas uma no Brasil.



Conclusão sobre Recife/Olinda

Por fim, tentei colocar os tópicos principais para facilitar sua viagem, além de compartilhar um pouquinho da nossa experiência. Tenha certeza que isso aqui é só uma pitada do tempero do que você vai encontrar e estaremos em constante atualização para lhe atualizar sempre. Até breve!



Passeios em Recife o que você precisa saber antes da viagem


Dicas de Pernambuco:



O que fazer em Recife. Roteiro e Dicas



Fotos do Recife

[foogallery id=”1473″]



Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário