Boi voador é um episódio ocorrido na antiga Cidade Maurícia, atual Recife

Boi Voador Recife
Boi Voador Recife

Este foi um espetáculo que marcou a história da cidade Maurícia, pouco tempo depois denominada de Recife.

Segundo os historiadores, no dia 28 de fevereiro de 1644, data da inauguração da ponte do Recife, hoje conhecida como ponte Maurício de Nassau, o conde holandês Maurício de Nassau, que estava de partida da cidade, desejando a presença de grande público para homenagear o evento, mobilizou a população espalhando a notícia que faria “um boi voar” sobre a ponte. De alto custo, o serviço demorou a ficar pronto e teve investimento pessoal do conde Nassau.

O conde utilizou-se de um couro de boi moldou-o em forma de um balão inflável, amarrado em cordas finas, sobre roldanas, controlado por marinheiros, que o fazia dar cambalhotas no ar.

O espetáculo aconteceu com a presença de um grande público, que assistiu de boca aberta e aplaudiu tamanha peripécia.

Boi Voador do Recife Antigo
@adrianacrisanto

Maurício de Nassau cumpriu sua promessa, fez realmente o boi voar, ficou conhecido e admirado por todos pela sua criatividade e astúcia.

E a inauguração da Ponte com boi voador e tudo foi um sucesso, tanto para a história dos holandeses em Pernambuco, quanto para os cofres da Coroa holandesa, que arrecadou cerca de 20.800 florins.

Maurício de Nassau

O conde Maurício de Nassau nasceu na Alemanha, em junho de 1604, e morreu em 20 de dezembro de 1679. Foi conde e príncipe de Nassau-Siegen, um Estado do Sacro Império Romano-Germânico.

No Recife, o período do domínio holandês ocorreu entre 1637 e 1644. Na capital de Pernambuco, Nassau decretou a liberdade de culto religioso, documentou, de forma pioneira, a paisagem da cidade e criou jardim botânico, zoológico e obsertavório astronômico.

Também construiu a primeira ponte da América Latina e executou transformações urabanísticas. O governo holandês chegou ao fim com o proceso da Restauração Pernambucana.

Qual o objetivo de Nassau na realização do boi voador?

O objetivo era ter um público grande e arrecadar dinheiro com a cobrança de pedágios para amenizar o prejuízo no orçamento no projeto. No dia do evento, 28 de fevereiro de 1644, o administrador cumpriu com o que prometeu.

Qual foi a primeira ponte do Recife?

Ponte Maurício de Nassau



Piscinas Naturais de Porto de Galinhas



Dicas de Pernambuco

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário